Tecnicas de negociação
O processo de negociação pode ser definido como um processo entre duas ou mais partes para se chegar a um comum acordo. Ressaltando o uso da comunicação, informação, tempo e poder. Por meio de relações duradouras, satisfazendo ambas as partes, ou seja, não o beneficio de apenas um individuo, mas também de seu parceiro, levando a uma negociação do tipo ganha-ganha.
A negociação também exige uma visão sistêmica, com intuito de se tornar uma negociação evolutiva. Uma negociação de um ponto de vista sistêmico facilita a vermos os elementos que tem influência em uma negociação.
As organizações formais, os indivíduos e outros grupos, procuram satisfazer suas necessidades e interesses em diferentes processos, sendo a negociação um dos métodos mais eficientes para alcançar esses objetivos.
Portanto, a negociação deve ser conceituada como um somatório de todos esses aspectos, conforme o ambiente ou o tipo de negociação que se encontra em prática, ambos em todo um contexto, será mais ou menos relevante, sendo assim, de suma importância para um negociador conhecer todos os elementos e saber lidar com cada um deles da melhor forma.
2. CONCEITOS DE WANDERLEY e JUNQUEIRA.
Conforme (WANDERLEY, 1998: 21) negociação é o processo de alcançar objetivos por meio de um acordo nas situações em que existem interesses comuns, complementares e opostos, isto é, conflitos, divergências e antagonismos de interesses, idéias e posições.
E para (JUNQUEIRA, 1995: 12) negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando o melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas tenham a oportunidade de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais.
Pode-se perceber que os autores consideram a negociação como um relacionamento que pode vir a se repetir no futuro, sendo importante, que o resultado dessa interação seja satisfatório para as partes