A importância da contabilidade para a gestão pública e privada
A importância da contabilidade para a gestão pública e privada
Itumbiara, 19 de Outubro de 2012.
Já sabemos que a contabilidade mostrou-se nos últimos tempos estar engajadas em vários setores sejam eles: econômicos, fiscais, jurídicos etc. Não obstante, os doutrinadores há denominam como uma ciência da contabilidade que tem por objeto de estudo o patrimônio e suas variações.
“O principal objetivo da ciência está na busca de conhecimentos que são produzidos a partir da investigação”. (CRUZ, p. 5, 2009)
Este conhecimento só é sistêmico e organizado porque segue as regras de uma pesquisa científica que tem por função coletar dados e transformar em gráficos demonstrativos do patrimônio público e privado.
Os aprimoramentos das técnicas científicas têm por função acelerar a coleta de informações importantes para a gestão de qualquer empresa, e a contabilidade por ser uma matéria científica requer a adequação de seus conceitos a uma pesquisa científica para alcançar resultados com uma linha pequena de erros.
Estudaremos dentro então dessa ciência contábil os variados tipos de demonstrativos que conceituam o estudo da contabilidade pública bem como a privada.
Conforme determina a Lei n° 4.320/64 art. 89: “A contabilidade evidenciará os fatos ligados à administração orçamentária, financeira patrimonial e industrial”.
“No orçamento, as despesas são fixadas, não podendo ter excesso, já as receitas são previstas, isso quer dizer que poderão ser menores ou maiores que o valor constante no orçamento”. (COSTA, p. 1, 2009)
O balanço orçamentário, portanto demonstrará tanto as despesas quanto as receitas detalhando ainda as despesas e receitas intraorçamentárias.
Outro demonstrativo é o balanço financeiro que se preocupará em avaliar a movimentação do setor público no ano de exercício a qual se refere.
“O resultado financeiro do exercício corresponde à diferença entre o somatório dos ingressos orçamentários com os extraorçamentários e dos