Tecnicas de negociação
Curso: Ciências Contábeis (1º NOITE)
Disciplina: Técnicas de Negociação
Professora: Flávia Cupolillo
Data: 24/04/2012
Fichamento capítulo 7 PLT
Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; e quem é infiel no pouco, é infiel no muito.
Jesus Cristo
Definição de ética
[...] Código de princípios e valores morais que governam o comportamento de uma pessoa ou grupo, no tocante ao que é certo ou errado. Daft,1991. (quadro 7.1, p.171)
[...] Parte da filosofia que estuda a moralidade dos atos humanos como livres e ordenados. De modo natura, a inteligência averte a bondade ou a malícia doa atos livres, haja vista o remorso ou a satisfação que se experimenta por ações livremente realizadas. Sempre cabe a dúvida, no entanto, sobre o que é o bem e o mal, ou porque tal ação é boa ou má. Arruda, Whitaker e Ramo, 2001. (quadro 7.1, p.171)
Preocupações éticas Do Ponto de vista de Gutiérrez, são vários fatores que levam à emergência de preocupações éticas na sociedade: uma reação diante de uma crise moral, a necessidade espontânea e natural de uma maior humanização, os perigos de uma degradação, o fato de que a internacionalização e a globalização significam também a integração dos diversos sistemas culturais – e a grande mudança em termos culturais nas organizações --, além de alteração nos valores pessoais. (p.169 e 170)
[...] Percebe-se, dessa forma, que existem motivos mais que suficientes para se preocupar com a ética no Brasil. O fato é que, atualmente, assiste-se a uma degradação moral acelerada, tanto na política quanto nos negócios. (p.170)
Diferentes visões sobre a conduta ética nas organizações
[...] Em um processo de negociação, é necessário estabelecer um relacionamento duradouro entre os agentes envolvidos, por meio da credibilidade, confiança e honestidade nos negócios. Desta forma os pontos convergentes só são obtidos por meio da negociação, não pela utilização de condutas antiéticas. (p.174)
[...]Nesse