Tecnicas de negociação
Define-se como negociação ou plano de negócio o processo de busca e aceitação de ideias, propósitos ou interesses para que no final de uma negociação termine com todos conscientes de que todos foram ouvidos e tiveram oportunidades de apresentar toda sua argumentação e que o produto final seja a soma das contribuições individuais.
Nos processos de negociação podemos ressaltar dois tipos de habilidades: habilidades técnicas e habilidades interpessoais. A primeira relaciona-se com o conhecimento de técnicas, processos, “macetes” para a negociação e a outra com o conhecimento interpessoal dos negociadores, dependendo do estilo de cada um, como força, fraqueza, necessidades e motivação. E também uma terceira habilidade, o conhecimento do negócio que é extremamente específico de cada ramo.
Temos o estilo catalisador, o negociador extremamente criativo sempre com novas ideias de empreendedor. É o homem das coisas novas, dos grandes projetos de decisões. Porém, esse negociador pode ser visto como superficial, irreal em suas decisões e ações.
Temos o estilo apoiador, aquele que considera que o se seres humanos são mais importantes que qualquer trabalho. Porém podem ser vistos como incapaz de cumprir prazos, desenvolver projetos. Suas decisões são mais lentas.
O controlador é aquele que toma decisões rápidas e está sempre preocupado com o uso de seu tempo, vai direto ao assunto e é organizado. Pode ser visto como insensível às pessoas.
O analítico é aquele que adora fazer perguntas e sempre ter todos os detalhes de cada empreendimento antes de inicia-lo ou tomar qualquer decisão. Pode ser visto como perfeccionista, detalhista em excesso.
Classificamos assim:
Catalisador → Apoiador
Controlador → Analítico
Porém existem duas formas de se conduzir u a negociação que é barganha de propostas e solução de problemas. Se você está negociando um carro ou apartamento, você pode negociar na base de barganha, mas existem situações que só a