tecnicas de negociação
ATPS – Técnicas de Negociação
Professora:
Nome: RA:
Jundiaí – SP
Sumário
1. Pesquisa
2. Desafio
3. Semelhanças
4. Conclusão
5. Bibliografia
Jundiaí – SP
1- Pesquisa
O que é negociar? Podemos conceituar negociação?
A negociação é um processo social utilizado para fazer acordos, resolver ou evitar conflitos.
Negociar significa movimentar-se, independente da estratégia a utilizar, se você está disposto a negociar, isso significa a princípio, que você esta disposto a ceder.
O que muda em função da estratégia são a forma e os motivos que levam a essa movimentação.
Com o aumento da competividade do mercado, indivíduos e empresas passaram a ter uma visão criteriosa na abordagem da negociação.
Negociar deixou de ser competição e se tornou uma estratégia de interesses para manter relacionamentos duradouros e satisfatórios.
De modo geral, ao negociar deve-se considerar o que está projetado, qual o perfil dos envolvidos e quais são os interesses comuns e os conflitantes.
Estratégias:
Competição, cooperação, relacionamentos e indiferença.
Ética:
Os princípios da negociação, parte da ética, a qual é uma ciência onde seu objeto moral diferencia entre o bem e o mal influenciando nas tomadas de decisões, seja ela pessoal ou organizacional.
Muito se fala sobre o tema, porém o que a determina, é a necessidade de ser ponderante ao assunto.
Jundiaí – SP
Ganha-Ganha:
Negociação implica caracteristicamente em uma troca de dar e receber entre o negociador e o oponente, que tentam chegar a uma conclusão agradável ou aceitável no ajuste de um problema ou disputa.
Negociação é uma relação cognitiva que consiste na troca cooperativa de informações para atender as necessidades mútuas e manter relações duradouras.
O termo negociação passou a ser