Tecnicas de negociação
O que são:
As técnicas de negociação envolvem uma base de planejamento para que toda a estrutura da negociação alcance as metas desejadas. Isto inclui também as formas como o profissional negociador deve obter no momento da negociação. Dentro das técnicas de negociação, fatores estratégicos como: habilidades pessoais, planejamento e organização, treinamento e disciplina, auto-desenvolvimento, visão, determinação, inovação, alianças, flexibilidade e adaptabilidade, são alguns exemplos de desenvolvimento.
Quais são: * Postura Adequada: um item importante, mas cujo conceito fundamental deve ser a flexibilidade, que requer uma adaptação de acordo com as necessidades do local e do momento da negociação: o terno escuro e formal que cai bem numa reunião com executivos do setor financeiro na Avenida Paulista, em São Paulo, é um verdadeiro desastre de vendas a uma agência turísticas à beira-mar, na Boa Viagem, em pleno verão do Recife.
* Criatividade: a criatividade é essencial, porque ser criativo significa encontrara solução que agrade a todos os envolvidos. O conflito está quase sempre presente nas negociações, e achar uma solução “ganha - ganha” exige criatividade. * Gosto pelo planejamento: planejar requer certa organização financeira, para que os custos da negociação não ultrapassem o limite permitido pelo negócio e questão. * Ser orientado por metas: é necessário seguir metas que demonstrem quais os objetivos específicos do negócio, para não correr o risco de, durante a negociação, fugir do ponto central definido no início. “Faça sempre a seguinte pergunta antes de iniciar uma negociação: O que espero deste negócio”? A resposta não pode ser algo genérico como: Um bom negócio do qual eu saia satisfeito ou em que as duas partes saiam satisfeitas. As metas devem ser quantificáveis específicas, então a pergunta seria: Quanto espero deste negócio? Que elementos esperam ter obtido ao final da negociação?