Fichamento revista adusp nº50
673 palavras
3 páginas
“A Comissão Processante que investigou caso de plágio envolvendo pesquisadores da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto concluiu que imagens publicadas no artigo “Antiviral and antiparatise properties of na L-amino acid oxidase from the Snake Bothrops jararaca: Cloning and identification of a complete cDNA sequence”, de 2008 “ já faziam parte de outros artigos publicados em 2003 e 2006, por outros autores”, e viu indícios de fraude. O líder do grupo, professor Andreimar Soares, foi exonerado pelo reitor da USP. Ele nega que tenha havido plágio. A ex-reitora Suely Vilela e outros co-autores foram poupados” . (p.67)“A polêmica sobre esse episódio de má conduta científica ganhou atenção da mídia nacional em novembro de 2009, depois ser noticiado, em primeira mão, na edição 296 do Informativo Adusp. A matéria reportava denúncia de plágio contra o artigo “Antiviral and antiparasite properties of na L-amino acid oxidase from the Snake Bothrops jararaca: Cloning and identification of complete cDNA sequence”, publicado em 2008 na revista eletrônica Biochemical Pharmacology, assinado por 11 pesquisadores, dentre elesa então reitora Suely Vilela e Andreimar, que coordenava o grupo”. (p.67)
“O artigo contestado reproduzia imagens de microscopia eletrônica idênticas às que haviam sido divulgadas originalmente por Ângela e sete colaboradores em texto publicado em 2003 na revista Antimicrobial Agents and Chemoterapy”. (p.68)
“Além disso, trechos semelhantes aos do artigo de 2003 foram publicados no texto de 2008, sem os devidos créditos”. (p.68)
“Em maio de 2010, uma Comissão Processante Disciplinar assumiu o caso e concluiu que as imagens questionadas ‘’ já faziam parte de outros artigos publicados em 2003 e 2006, por outros autores. Sugeriu então, a demissão de Andreimar, alegando que ele era o último autor e autor correspondente do artigo contestado. E, devido à “evidência de plágio” e “possível fraude” na tese de Carolina, recomendou a cassação do