Curvas de aquecimento dos fornos para tratamentos térmicos
CURSO TÉCNICO DE MECÂNICA
Disciplina: Tratamentos Térmicos
Título: Curvas de aquecimento dos fornos para tratamentos térmicos
Nome: Carlos Vinícius Sérgio da Silva Nº:04
Emanuel França Marques Nº:08
Diego Rodrigues de Sousa Nº:06
Felipe Gabriel Pinheiro Rodrigues Nº: 09 Turma: MEC 3 A – G1
Professor: Ivan J. de Santana
Data: 26/11/2012
CURVAS DE AQUECIMENTO DOS FORNOS PARA TRATAMENTOS TÉRMICOS
1- OBJETIVOS
Visa estabelecer um padrão de aquecimento dos fornos para tratamentos térmicos presentes no laboratório de Tratamentos Térmicos do CEFET-MG, com uma comparação através dos gráficos das temperaturas aferidas em intervalos regulares de tempo. Pretende-se relacionar os dados obtidos com o conceito apresentado em sala e pesquisas realizadas para a fundamentação teórica.
2- DESENVOLVIMENTO
Consiste na realização de monitoramento do aquecimento do forno, com a aferição da temperatura a cada intervalo de 5 minutos, e posterior confecção de diagrama com os dados obtidos. A partir deles, encontrar uma equação matemática empírica que preveja o comportamento desse aquecimento. Com a equação encontrada, será criado um novo diagrama com os dados calculados. Posteriormente, será realizado o mesmo procedimento de confecção de gráficos com os dados coletados pelos outros grupos dos demais fornos do laboratório.
3.1- FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Na realização deste experimento serão utilizados os fornos do laboratório de Tratamentos Térmicos do CEFET-MG. O grupo ficou responsável pela coleta de dados e aferição das temperaturas em função do tempo do forno BRASIMET do tipo B-RL320 e identificação FO-3417/10. O aquecimento do forno analisado é feito por uma associação de resistências em paralelo. O forno possui uma ventilação forçada para garantir uma homogeneidade da temperatura do forno. Quanto a este tipo de forno, alguns aspectos são importantes.
2.1.1.