Resumo sobre scrum
Scrum é uma estrutura processual (framework) para gerenciar o desenvolvimento ágil e manutenção de produtos complexos. A função primária do Scrum é ser utilizado para o gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software. Porém, teoricamente pode ser aplicado em qualquer contexto no qual um grupo de pessoas necessitem planejar um projeto.
O Scrum emprega uma abordagem iterativa e incremental para aperfeiçoar a previsibilidade e o controle de riscos.Portanto, três aspectos se tornam fundamentais na técnica do scrum: transparência, inspeção e adaptação.
○ Transparência: todo o processo de planejamento e desenvolvimento precisa estar visíveis aos responsáveis pelos resultados, todos os aspectos do produto devem ser padronizados para o entendimento e compartilhados a todos que realizam o trabalho. ○ Inspeção: São feitas inspeções periódicas pelos usuários para ver o andamento do projeto para evitar mudanças indesejáveis no software.
○ Adapatação: Caso o usuário que fez a inspeção diga que o software está indo muito diferente do desejável, são feitas mudanças para adptar o sistema para a necessidade do projeto.
Eventos Scrum
Momento para inspecionar ou adaptar algo relativo ao projeto e para garantir a trasparência, criando a rotina desses eventos time-boxed pode ser reduzida a quantidade de reuniões não definidas para o scrum.
Sprint
As sprints são fundamentais para o desenvolvimento em Scrum, são tarefas que devem ser realizadas seguindo o backlog do produto, limitadas não mais que um mês, entre uma semana e um mês. Cada sprint é precedido por uma reunião de planejamento, onde é definido pelo Product Owner quais itens do backlog vão ser tratados na sprint. A equipe então determina quantos eles podem se comprometer a concluir durante a próxima sprint, e registram isso no backlog do sprint. O processo das sprints são contínuos, durante cada uma delas, um "Pronto", versão incremental utilizável do produto, deve ser