Tecnicas de negociação
Negociação
Para definirmos negociação é necessário debater idéias em torno de dois focos centrais a comunicação entre os negociantes e o propósito a ser atingido.
Desta forma vemos que a negociação, não atende somente as áreas empresariais, mas relacionamentos humanos, pois na negociação são vários os elementos que influenciam o resultado final.
De modo geral, uma negociação para ser bem sucedida; deve deixar os envolvidos conscientes que o produto final é maior que a soma das contribuições individuais (ganha/ganha).
Variáveis de uma negociação:
PODER: Este esta sempre presente, em qualquer situação que envolva negociação; é de difícil definição uma vez que pode ter conotações tanto positivas quanto negativas, dependendo de seus tipos (concorrência, legitimidade, riscos, precedentes, persistência, atitude, etc.)
Robert Greene, em uma de suas obras, diz que pode ser insuportável a sensação de não ter poder sobre as pessoas e os acontecimentos, isso em geral pode fazer as pessoas se sentirem impotentes e infelizes.
TEMPO: Deve se analisar este cuidadosamente para verificar o modo que ele afeta o processo, pois ele deve ser ponto de apoio para projetar e satisfazer os envolvidos.
Martinelli e Almeida; afirmam que todas as partes envolvidas têm um prazo limite. Deve se observar para que o tempo não se torne um fator negativo na negociação.
INFORMAÇÃO: É uma variável tanto externa quanto interna, pois a informação externa será a respeito dos potenciais compradores, suas necessidades, concorrentes, preço, etc. Já a variável interna; é conhecer o seu produto, saber o que esta vendendo, a influência dele nos seus compradores, custos, prazos e lucros, raramente começasse uma negociação sabendo de todas as informações de ambas as partes; por isso é fundamental a troca de informações entre os envolvidos na negociação, pois poderão conversar quando houver riscos para ambas as partes; serve ainda para modificar suas posições se