Tecnicas de negociação
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CONTABILIDADE – 1º SEMESTRE
Atividades Supervisionadas apresentadas à
Faculdade Anhanguera de Porto Alegre como requisito parcial da disciplina de Técnicas de Negociação Orientador: Prof. Adão Rocha.
SUMÁRIO
1. Passo 1 - Conceito de negociação pelos Doutrinários.
1.1. Definição do conceito por Berg, 1998.
1.2. Definição do conceito por Joao Carlos Martins F. de Mello, 2012.
1.3. Definição do conceito por Alfredo Bravo.
2. Passo 2 – Semelhanças encontradas entre as teorias
3. Passo 3 – Comitê de negociação
4. Passo 4 – Objetivo do projeto “Feito em Casa”
5. Referências
Passo 1 - Conceito de negociação pelos Doutrinários.
1.1 - Definição do conceito por Berg, 1998.
“Todas as situações existenciais importam em negociação, compromissos e objetivos comuns, tendo por base o processo de conversação. Buscar acordo, trabalhar o consenso, conquistar a cooperação são condições para a convivência e a efetiva vida social. Negociar é uma das artes que a humanidade pratica desde a sua existência. Ao se pensar em negociação, pensa-se diferentemente acerca do tema. Acredita-se que a negociação depende das múltiplas teorias, e que devem ser muito bem aprendidas antes de alguém aventurar-se a negociar.”
1.2 - Definição do conceito por Joao Carlos Martins F. de Mello, 2012.
"A negociação é um processo social utilizado para fazer acordos e resolver ou evitar conflitos. É utilizada quando as partes interessadas desejam mudar as regras de relacionamento mútuo ou quando as partes desejam mudar as regras de um acordo já existente. Quando duas empresas estão negociando um contrato de fornecimento elas são simplesmente estabelecendo regras de relacionamento. Essas regras podem tomar a forma de um