Tecnicas de Negociação
Conceitos de Negociação
1 - Negociação é o processo de buscar aceitação de ideias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível, de tal modo que as partes envolvidas terminem a negociação consciente de que foram ouvidas, tiveram oportunidade de apresentar toda a sua argumentação e que o produto final seja maior que a soma das contribuições individuais. (JUNQUEIRA, 1986, p. 5)
2 - Ouvir o outro lado e entender quais são seus interesses. Trata-se de uma tarefa difícil, porque sempre que vamos negociar alguma coisa pensamos apenas em como resolver nosso problema. Mas negociar é um exercício de ajudar a resolver o problema alheio. Em contrapartida, o outro lado resolverá o seu. (William Ury)
3 - Negociação pode ser definida como um “processo de comunicação interativo, no qual duas ou mais partes buscam um acordo, durante uma transação, para atender a seus interesses”. (GUIRADO, 2008, p. xix).
4 – Negociação implica caracteristicamente uma troca de dar e receber entre o negociador e o oponente, que tentam chegar a uma conclusão agradável ou aceitável no ajuste de um problema ou disputa. (SPARKS, 1992)
Relatório
Chegamos à conclusão de que negociar com os familiares ou pessoas próximas são mais difícil devido às partes envolvidas saberem os pontos fracos um do outro. Normalmente há um sentimento envolvido, fazendo com que você se desvie do seu objetivo e as vezes te limitando, pois dependendo do grau de intimidade, não temos coragem ou cedemos muito em beneficio ao outro.
Outro ponto importante é o fato de no âmbito familiar, após um acordo firmado uma das partes abusa da intimidade agindo de forma contrária ao acordado pelo simples fato de ser parente, alegando não ter problema por estarmos em família.
Contudo a negociação também pode ser favorável para ambas às partes no sentido de conhecer os pontos positivos e negativos do outro, havendo um equilíbrio onde não só acontece o ganha perde, mas também o ganha ganha.
No