tecnicas de negociação
Este trabalho visa demonstrar a importância da comunicação em uma negociação, demonstrando os diversos problemas de interpretações e as dificuldades encontradas de entendimento entre as partes. Abordaremos também o conceito de processo das suas variáveis, visando suas necessidades, suas utilidades e importância de cada uma, que se classificam como: tempo, poder e informação.
E para finalizar apresentaremos o inicio de um plano de negociação, onde tentaremos convencer três empresários a investir no projeto de uma ONG chamado “Feito em Casa” onde o mesmo tem como objetivo expandir o seu mercado de atuação através da abertura de três lojas em diferentes shoppings da região.
2. O que é comunicação
A comunicação serve de base em vários aspectos, mas o mais importante em todo seu contexto é a facilidade de se resolver algumas situações, que qualquer outro tipo de ação não tenha resolvido. Muitos são os autores que definiram a comunicação humana, e nessa variedade de definições se repete algo essencial da comunicação: sua complexidade. A comunicação humana é um processo constante, complexo e ativo que se distingue da comunicação animal por seu conteúdo simbólico, isto é, as pessoas são capazes de compreender, interpretar, elaborar e modificar signos e símbolos.
As comunicações são o centro gravitacional de todas as atividades humanas. Literalmente nada acontece sem que haja prévia comunicação. Um grande número de problemas pode ser ligado à falta de comunicação - saber qual é o problema já é ter meia solução.
Comunicar bem não é só transmitir ou só receber bem. COMUNICACÃO é troca de ENTENDIMENTO, e ninguém entende ninguém sem considerar além das palavras, as emoções e a situação em que fazemos a tentativa de tornar comuns conhecimentos, idéias, instruções ou qualquer outra mensagem, seja ela verbal, escrita ou corporal.
Segundo Robbins (2005), a comunicação é o processo pelo qual a informação é intercambiada,