Resumo do documentário Tocantins Rio Afogado
Capítulo 1
Desde muitos anos Antes de Cristo o ser humano tinha necessidade de efetuar cálculos, em decorrência disso foi desenvolvido o Ábaco japonês, considerado o primeiro computador.
Considera-se como precursora dos computadores de hoje, a máquina analítica idealizada pelo cientista, matemático e filósofo inglês Charles Babbage em 1834, sendo aperfeiçoado cada vez mais e seu uso tornou-se indispensável á sociedade em geral.
O termo computador eletrônico está associado a uma maquina capaz de executar tarefas extremamente complexas, solucionando problemas em um curto espaço de tempo, portanto possui diversos componentes interligados, com objetivo de efetuar operações aritméticas e lógicas.
O computador opera com dados binários e sua menor informação é chamada de bit (binary digit – dígito binário), possibilitando assim representar informações do mundo exterior por formas binárias em seus circuitos e memórias e sua representação usa um octeto de bits denominado em inglês byte (um byte é um conjunto de oito bits). Esta estratégia permite maior armazenamento de dados do que se a mesma tarefa utilizasse dígitos decimais, que geraria um desperdício da memória e exigindo processadores mais complexos.
Por meio dos dígitos binários, pode-se fazer uso de 256 caracteres (28), esta representação obedece à estrutura de uma tabela de caracteres oficial chamada ASCII (American Standard Code for Information Interchange – Código Amaricano Padrão para Intercâmbio de Informações).
O mercado computacional mundial é formado basicamente por três seguimentos de computadores distintos e o ensino de programação é voltado para todos os tipos, sendo eles:
- Computadores de grande porte (mainframes) – Equipamento utilizado por grandes empresas, pois apresentam alto poder de processamento por minuto, podendo ocupar uma sala com muitos metros quadrados, apresenta elevado