Tecnicas de Negociação
O estudo começou a se desenvolver a partir do usa da Comunicação em massas na Europa no período entre guerras. “Nesse mesmo período surge a Teoria Hipodérmico, também conhecida como “Teoria dos Efeitos Limitados” e Teoria da Bola Mágica”, pois a mensagem da mídia conseguiria o mesmo efeito de uma bala disparada por uma arma, está adentraria o indivíduo sem encontrar resistência. Seu conceito comunicativo é de estimulo/resposta.
Modelo de Lasswel que leva o nome do cientista Harold Lasswel baseia-se na teoria Hipodérmica, mas foi o cientista que apontou falhas nessa teoria, fazendo que ela fosse defasada. O modelo dele tinha cinco questões para o entendimento correto da mensagem: “QUEM? DIZ O QUÊ? ATRAVÉS DE QUE CANAL? A QUEM? COM QUE EFEITO?”. A partir disso a mensagem era clara e completa.
A Teoria da Persuasão acredita que o individuo não aceitaria qualquer mensagem antes de ser submetido a vários filtros psicológicos individuais. Portanto os efeitos seriam de persuasão. Isso quer dizer que cada indivíduo vai se interessar pela mensagem que o convém, que estejam de acordo com suas ideias.
Teoria Empírica de Campo foi baseada na teoria de Persuasão, mas com um diferencial que se fundamenta em aspectos sociológicos, que a mídia tem o papel limitado na influência social, como qualquer força social (igreja, família, partido político). Então os filtros que o indivíduo usa para saber o que é mais importante para si, seriam mais sociais do que psicológico.
Teoria Funcionalista diferente das outras, pesquisam as funções exercidas pela mídia na sociedade, e não seus efeitos em cada indivíduo.
Teoria Crítica inaugurada pela Escola Frankfurt, foi baseada em teorias Marxitas, que vê a mídia como instrumento de influência