tecnicas de negociação
Centro de Educação a Distância
ciências contábeis
ATPS
AtIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Técnicas de Negociação
Rondonópolis-MT, 12 de Junho de 2012.
Universidade Anhanguera - UNIDERP
Centro de Educação a Distância
ATPS
AtIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
Técnicas de Negociação
Trabalho científico apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera-Uniderp, Pólo de Rondonópolis-MT, referente à disciplina de Técnicas de Negociação, sob orientação do Professor Presencial: Esp.Cosmeilson R. Soares.
Professora: Ma. Renata Machado Garcia Dalpiaz
Rondonópolis-MT, 12 de Junho de 2012.
INTRODUÇÃO
A negociação é um processo que envolve arte e ciência. Ao mesmo tempo é preciso ser criativo e oportunista. E quase todo mundo pode melhorar substancialmente seu talento para negociar, basta estudar e praticar.
Para que exista a negociação é preciso que haja dois lados ou mais, onde existam troca de idéias e opiniões, para que surjam os desafios que são a base de um possível acordo. A negociação é um processo que envolve objetivos, tomada de decisões, criatividade, comunicação e capacidade de administrar conflitos. Logo se vê que negociar é muito mais do que técnica, tática ou estratégia, negociar é tudo isso somados a habilidades interpessoais, competências e atitudes.
A negociação faz parte da vida de todos os seres humanos e, consequentemente, de todas as áreas do conhecimento. Hoje, ao vender algo seu (um eletrônico, o carro, algo assim) você sempre avalia por sua percepção, seus valores e interesses. O possível comprador simplesmente faz o mesmo. Para fechar o negócio só buscando um ponto de equilíbrio dos interesses, isto é, só negociando! No trabalho, dependendo da área onde você atue, a negociação está presente direta (logística, vendas, compras, RH, etc.) ou indiretamente (negociar com colegas, com o chefe, etc.).
Por mais que