Tecnicas de Negociação
a) Você estaria preparado (a) para receber uma resposta negativa?
Tanto no aspecto pessoal como profissional, me considero preparado (a) para qualquer tipo de resposta, levando em consideração que já tenho o “não” como ponto de partida em qualquer tipo de negociação. A resposta negativa não significa fracasso, mas uma nova oportunidade de melhorar o que já estava bom. Assim como uma resposta positiva não significa sucesso, mas apenas uma etapa que foi superada, para logo haver outra etapa, isso vale tanto para a vida em si como para uma carreira profissional.
b) Qual seria a sua reação?
A primeira reação seria de reflexão sobre a situação, revendo e reavaliando minha posição, postura, abordagem, apresentação de ideais e forma de comunicação. A seguir, iria planejar novamente a negociação, acrescentando as ideias e procurando responder as perguntas que surgiram durante a negociação anterior.
c) Como administraria a situação?
Com imparcialidade e convicção dos objetivos, transformando uma resposta negativa em constante motivação, sempre respeitando a opinião, a crítica e a decisão da outra parte negociadora. Aguardaria com paciência pelo melhor momento, para apresentar uma negociação renovada e melhorada. Jamais levaria para o lado pessoal, e sim, encararia como um desafio profissional a ser alcançado.
Jamais usaria de constrangimentos, ameaças e imposições para forçar uma situação ou pressionar a outra parte negociadora. Uma negociação deve acontecer naturalmente, prevalecendo o bom senso, o diálogo, a equidade e a lealdade.
d) Quais seriam seus argumentos nesta negociação para aumento salarial?
A princípio destacaria meus objetivos profissionais e pessoais dentro da empresa explicando que tenho perspectiva de maior crescimento na carreira, sempre em busca de um aperfeiçoamento das minhas competências individuais e coletivas, tendo como objetivo a realização profissional através de uma remuneração