os seres vivos
Estes dois lugares são exemplos de meio ambiente. Podemos entender a palavra ambiente como o conjunto formado por todos os seres vivos que ali residem bem como elementos sem vida. Uma praia é um meio ambiente composto basicamente dos seguintes seres vivos: peixes, aves, siris, tartarugas, estrelas-marinhas e mais. Os elementos não vivos são: a areia, a água e a pedra, além do clima quente durante o dia com uma boa luminosidade do sol e com a brisa do mar. Os seres vivos de um determinado ambiente compõem o meio biótico, os componentes físicos e químicos compõem o meio abiótico.
Para entender os elementos que compõem o meio ambiente, existe a ciência conhecida como ecologia, que estuda a relação entre os seres vivos e a interação deles com outros elementos indispensáveis para a sua sobrevivência.
O nosso planeta é repleto de seres vivos, seja na água, no solo ou no ar. As características de cada lugar os diferenciam. Se você mora numa grande cidade cercada de ruas, avenidas, prédios, casas, entre outras coisas, poderá notar uma diferença enorme quando for visitar uma área rural. O que você conseguirá encontrar numa fazenda que dificilmente veria na sua cidade? Talvez um extenso solo coberto por grama verde, variedades de árvores, flores e outras plantas; animais como a vaca, a galinha, o porco, o cavalo, e aves sobrevoando os céus.
Estes dois lugares são exemplos de meio ambiente. Podemos entender a palavra ambiente como