Conto O Espelho
- Discutir o conto utilizando os conceitos de identificação, ideal do ego, outro.
O Conto o espelho retrata a historia de um rapaz pobre que acabará de ser nomeado alferes da guarda nacional. Como era um cargo muito desejado entre todos, amigos e parentes o tratavam com muito prestigio.
O rapaz foi então chamado por uma tia há passar uns dias em sua fazenda, pediu a ele que levasse a farda. Na fazenda todos o tratavam muito bem, sempre o chamando de “Senhor Alferes”. O “Senhor Alferes” seria então seu ego ideal, sua imagem de máxima onipotência.
Devido a um problema sua tia teve que se ausentar da fazenda por alguns dias, deixando-o somente com alguns escravos, que o tratava como o mesmo respeito dos parentes, mantendo assim seu ego ideal. Os escravos aproveitaram-se que o “Sr. Alferes” ficou extático e fugiram o deixando só.
Ao se perceber sozinho foi como se seu mundo estivesse vindo por água abaixo, ele começou a perceber que não era perfeito, deixando surgir seu ego atual.
Desde que ficara só, ele não tinha coragem nem de olhar no espelho, com o receio de achar-se um e dois ao mesmo tempo. Depois de oito dias resolveu olhar rapidamente para o espelho, o que viu foi uma sombra de si, até que subitamente lhe veio à idéia de colocar a farda, foi quando o vidro reproduziu sua figura integral, surgindo assim o ideal do ego.
- Utilizar o esquema aparelho de identificação discutido em aula.
EGO IDEAL: Alferes
EGO ATUAL: Jovem sem a farda
- Identificar partes ou falas dos personagens que ilustram os conceitos acima.
Ego Ideal Nos sonhos fardava-me,