tecnicas de negociação
Um primeiro passo a ser considerado na definição de negociação é o seu processo, que é composto por entradas que são as influencias às quais a negociação está sujeita, o processo em si que é a transformação de entradas e saídas e as saídas que são os resultados da negociação ou o acordo que se foi chegado. Há uma vantagem em analisar o processo de negociação sob um enfoque sistêmico. É a possibilidade de identificar com clareza, os possíveis elementos que influenciam e causam impacto sobre uma negociação. E uma previsão de resultados favorece a consolidação de negociações futuras. Se os aspectos forem conhecidos pelo negociador, fica mais eficiente o alcance de uma negociação ganha-ganha de longo prazo.
A negociação é um fato diário e inevitável na vida de todo o ser humano. Ela é produto de uma situação contraditória, em que é necessário tomar uma decisão sobre algo em que os direitos de outros estão envolvidos. Negociar não é um enfrentamento, mas harmonização de uma situação entre as partes, para que todos os envolvidos possam ser beneficiados.
Miranda afirma que há dois tipos de negociação: “as que nunca mais se repetem e as que apontam para um relacionamento duradouro. No primeiro, pode prevalecer a competição; no segundo, porém, a cooperação é igualmente importante.”
Segundo Wanderley, negociação é o processo de alcançar objetivos