Trabalho de Empreendedorismo
GOL x PÃO DE AÇUCAR
Nos casos da empresa Gol e Pão de Açucar, notamos que a Gol se aproveitou de um nicho de mercado ate então não explorado pelas empresas de aviação, onde 95% da população não sabia o que era voar de avião. Com exemplo de companhia aérea dos Estados Unidos e Europa a Gol inovou e trouxe ao Brasil o sucesso baixo custo e tarifa baixa, com isso quebrou paradigmas, ganhou o mercado com baixo preço e serviços justo e eficiente, não diferenciando a classe social.
O Pão de Açucar surgiu de um imigrante português, que a época não havia tanta concorrência e abriu a doceira Pão de Açucar, que freguentada pela elite começou a crescer, vindo mais tarde a abrir seu primeiro supermercado dentro de um shoping Center, bem localizado e freguentado pela classe alta, e inovando com um supermercado 24 horas aberto. Notamos claramente uma visão empreendedora nos dois casos, observando que não havia nada de igual no mercado. Na Gol, um nicho de mercado não explorado pois poucas pessoas viajavam de avião onde havia uma demanda reprimida de 25 milhoes de pessoas com intenção de voar, e no Pão de Açucar, nada melhor que um mercado em um shoping Center onde as pessoas concentram suas compras, e a oportunidade de o consumidor poder comprar um produto a qualquer hora da noite.
No decorrer dos anos tanto a Gol quanto o Pão de Açucar foram crescendo aproveitando o mercado e seus acontecimentos, com a Gol se aproveitando das companhias aéreas que estavam a caminho da falência e assim podendo comprar aeronaves de primeira linha a um preços baixos e o Pão de Açucar crescendo com sua credibilidade e inovação abrindo filiais no exterior e outras atividades. No entanto as duas empresas passaram por dificuldades impostas por fenômenos externos como greve, seguestro, planos econômicos, brigas internas, mas ambas empresas movidas pelo espírito empreendedor de seus presidentes souberam sair da crise, na Gol onde sua credibilidade era grande