Tecnicas de negociação
As técnicas de negociações possuem alguns objetivos, sendo prioritários e ideiais. O fulcro da negociação será sempre buscar a concretização do interesse mútuo entre as ambas partes envolvidas, normalmente alcançadas através de discurssões exaustivas.
No momento em que as partes envolvidas estão dispostas a realizar uma troca de interesse, a negociação tem o seu início. Mercado cada vez mais exigente e em uma ascenção constante, as técnicas de negociações tornam-se cada vez mais exigidas, pois uma fusão entre empresas, como exemplo, envolve lucros e riscos, ou seja, defina-se o resultado de uma negociação como “ganha ganha, ou perde perde”.
O sucesso da negociação, poderá ocorrer a partir do momento que ambas as partes possuam seus objetivos e metas devidamente pontuados, do modo que, com esses pontos, poderá guiar para um objetivo comum.
Abaixo, seguem exemplos de autores que definiram negociação das seguintes formas: • "Negociação é o uso da informação e do poder com o fim de influenciar o comportamento dentro de uma rede de tensão".(Cohen, 1980) • "Negociação é um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produzir benefícios duradouros para todos os participantes".(Nierenberg, 1981) • "negociação é um processo de comunicação bilateral, com o objetivo de se chegar a uma decisão conjunta".(Fisher e Ury, 1985) • "Negociação implica caracteristicamente uma troca de dar e receber entre negociador e o oponente, que tentam chegar a uma conclusão agradável ou aceitável no ajuste de um problema ou disputa".(Sparks, 1992) • "Negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo sustentável sobre diferentes idéias e necessidades". (Acuff, 1993) • "Negociação é um processo no qual as partes se direcionam de suas posições divergentes para um ponto em que se possa alcançar um acordo".(Steele, Murphy e Russill, 1995) • "Negociação é uma atividade que