Tecnicas de negociação
Antes de definir o processo de negociação como sistema de transformação de entradas estimula em saídas em saídas resposta, para que não surjam duvidas acerca dos termos processo e sistema, importante de uma breve explicação sobre sistema foi “emprestada” por cientista exatas podendo ser definida em termos precises, como uma equação matemática que descreve alguns relacionamentos entre as suas variáveis. Mesarovic e Takahara descreveram sistema de duas concepções:
Como uma transformação de entradas/saídas também de abordagem causal ou visão sistêmica como processo.
Com referencia a busca de objetivo, é abordagem de tomadas de decisões também chamada de busca de objetivo.
A negociação portanto, deve ser conceituada como sem somatório de todos esses aspectos, pais, conforme o tipo de negociação ou ambiente em que se encontra na pratica, um ou outro aspecto será mais ou menos relevante no contexto, sendo de grande importância para bom negociador conhecer todos os elementos e saber lidar com eles da melhor forma possível.
Processo de Negociação
Entradas:
Diferenças individuais: É originada das características pessoais de cada negociador, isto é o modo de lidar com o problema, a forma de se portar a questão a ser negociada, a velocidade da fala, a maneira de se vestir entre outros aspectos.
Valores pessoais: São características pessoais intrínsecas do negociador envolvendo sua cultura, forma de criação, questões éticas etc...
Interesses comuns: São os interesses semelhantes dos negociadores.
Relacionamento humano: Está sempre presente na negociação, pois somente por meio do relacionamento entre os negociadores é que se iniciará e se concluirá a negociação.
Participação no processo: Trata-se da participação efetiva dos negociadores no processo.
Uso da informação e do poder: a informação e o poder , bem como o fator tempo, são considerados por alguns autores variáveis básicas do processo de