Tecnicas de negociação
Tema 1 – Questão 7
R: O conceito de aprendizagem de Freire é o da conscientização ou consciência crítica. Para ele, toda atividade educacional deve ser baseada na reflexão crítica sobre o homem e na análise de suas condições culturais.O conceito “bancário” de educação – onde a aprendizagem é reduzida a nada mais do que uma transferência de dados esparsos do professor para o aluno, do especialista para o cliente – não pode ser considerado educação. Não pode contribuir de maneira significativa para o enriquecimento da vida de cada um.
Na educação problematizante, o homem desenvolve o poder de percepção crítica da maneira como ele existe no mundo no qual e com o qual ele se encontra. Estudar e aprender, devem estar diretamente conectados ao nosso dia-a-dia, não devendo ser estranho à ele. Se caso tal conexão não existir, algo está errado e a aprendizagem não irá ocorrer, ou ocorrerá em um nível muito aquém do desejável.
Se a proposta de Paulo Freire for integralmente aceita, em termos sociais, há uma grande possibilidade de que nossa sociedade organizacional passe por uma transformação radical. Por outro lado, não aceitá-la significa condenar o homem e suas instituições a um futuro muito aquém de suas potencialidades.
Tema 2 – Questão 7
R:
Tema 3 – Questão 9
R: A personalidade é um conjunto relativamente estável de características que influenciam o comportamento individual. Uma das origens de personalidade é a hereditariedade e que tem vários estudos que lhe dão suporte de evidências, como a de gêmeos que imediatamente separados logo após o nascimento, quando se encontram, anos depois, apresentam características pessoais, gostos e preferências praticamente idênticos; possuem características pessoais que só podem ser atribuídas a uma herança genética comum.
Uma segunda fonte determinante-chave da personalidade é o ambiente em que o indivíduo se desenvolve: as influências familiares, culturais, educacionais e outras