Tecnicas de negociação
-Acordo -Vários pontos das propostas precisam obter o aceite das partes, o que se chama de acordo. São os pontos nos quais o entendimento pode e deve ser realizado.
-Barganha - É o ato de fazer e obter concessões das partes envolvidas. Ocorre de forma positiva quando as partes realizam trocas entre si.
- Emoção - A emoção está intimamente ligada a todas as atividades desenvolvidas. - Raciocínio Lógico - Sua utilização possibilita a segurança de que a proposta apresentada está calcada em referências.
Fonte:
MARTINELLI, D.P., ALMEIDA, A P. Negociação e solução de conflitos: do impasse ao ganha-ganha através do melhor estilo. São Paulo: Atlas, 1998.
Introdução
A idéia do tema negociação propõe como passos essenciais uma correta identificação dos interlocutores para formação de mesas de negociação, a identificação de suas necessidades, motivações e interesses, o fornecimento de informações confiáveis.
O papel da negociação como instrumento de conhecimento para auxiliar na resolução dos conflitos. Hoje, a arte de negociar faz parte do dia-a-dia das pessoas e não somente das empresas.
Para atingir um objetivo, seja na vida pessoal ou profissional sempre estamos propícios a negociar e não a somente impor decisões.
A ética é uma questão importante nas negociações.
Um bom negociador deve possuir as dez habilidades necessárias para que chegue ao fim da negociação com sucesso.
Considerações finais
A necessidade de negociação esta presente constantemente no ambiente familiar, no trânsito, no trabalho e até mesmo em eventos sociais torna-se cada vez mais necessária. A negociação está presente no dia-a-dia, o que torna o desenvolvimento da capacidade negociar absolutamente essencial para todas as esferas de nossas vidas, principalmente no campo profissional.
Assim, todo profissional que se preze deve por obrigação buscar o desenvolvimento desta técnica, não só para se tornar uma pessoa desenvolvida, como também para saber