Um pouco sobre o carnaval de minas gerais
Não importa a cidade ou a região mineira. Em todas elas, a folia de Momo vira lei a partir do dia 5 até 8 de fevereiro, durante os quatro dias de Carnaval, de sábado a terça-feira. As folias fazem parte do calendário de eventos elaborado pela Secretaria de Turismo de Minas Gerais.
Em São João del-Rei, que já foi considerado o melhor Carnaval de Minas e o quarto melhor do Brasil, não haverá o tradicional desfile de escolas de samba. A Prefeitura local alega falta de tempo e de dinheiro para preparar a folia de rua, mas promete um carnaval de qualidade para 2006.
E garantiu recursos para o pré-carnaval da cidade, de 1 a 4 de fevereiro, com o desfile das bandas do Pão Molhado, Copo Sujo, Alvorada, Domésticas e Lesma Lerda, e para os blocos que saem às ruas nos dias de Carnaval.
Ouro Preto
Na antiga Vila Rica, o Bloco Zé Pereira é a maior tradição de Ouro Preto. Tem mais de 130 anos e foi fundado pelos lacaios, empregados do Palácio do Governador. As principal alegorias são os bonecos com mais de dois metros de altura.
Os blocos chamados independentes são: a Bandalheira, que satiriza os tempos da ditadura militar, unindo doutores, pedreiros, operários e estudantes; o Cordão Banjo de Prata, fundado em 1934, e que revive o clima dos carnavais da década de 20; e o Balanço da Cobra que tem um boneco que dá nome ao bloco e também satiriza os políticos.
O Bloco da Diretoria surgiu da amizade de um grupo de estudantes nascidos em Ouro Preto e que são chamados de nativos. Foi esse grupo que decidiu fundar o bloco em 1993. O símbolo é a gravata. Tem ainda os blocos Funerária, Vermelho & Branco e Conspirados. Ouro Preto fica a 95 km de Belo Horizonte. Outras informações pelos telefones (31) 3559-3200/3251.
Diamantina
Segurança, com circuito de TV nas ruas, conforto, com sanitários reservados, vendas organizadas de bebidas e alimentação. Assim, será o Carnaval em Diamantina, a 290 km de Belo Horizonte, conforme