Tecnicas de negociação
Introdução:
A melhor definição para Negociação seria um processo que afeta qualquer relacionamento pessoal ou profissional, atividade difícil e trabalhosa onde a meta é a satisfação e benefícios duradouros.
Desenvolvimento:
Para um bom desenvolvimento em uma negociação é preciso planejar, organizar, possuir conhecimento, habilidade e flexibilidade, para que dessa maneira haja sucesso e um resultado positivo para ambas as partes.
As variáveis básicas em uma negociação;
Poder: Apesar de a palavra soar negativamente e dominadora, essa variável é neutra podendo ser negativa ou positiva, dependendo da intenção e habilidade do negociador, a PLT nos mostra dois tipos de poderes sendo:
Poderes Pessoais: São poderes que estão em qualquer situação independente do conhecimento do individuo e do papel desempenhado.
Poderes Circunstanciais: É influenciado pela circunstancia do momento, por exemplo, depende do poder de mercado, poder da concorrência, etc.
Tempo: Esse pode interferir na negociação por ser um fator muito importante para ambas as partes, prejudicando ou não o processo, por isso ele deve ser cumprido com responsabilidade.
Informação: O negociador bem informado torna-se mais preparado e com mais possibilidades de um bom resultado, conseguindo um melhor desempenho durante o processo de negociação.
Assim, dependendo do foco e da conveniência de cada pessoa (negociadores) pode existir influência ou até mesmo ocorrer alterações no processo de negociação.
Considerações Finais
Entendemos que o processo de negociação é um sistema de transformação de entradas (estímulos) e saídas (resposta). Este processo deve ser definido como uma somatória de idéias que são enfatizadas de maneira diferentes pelos seus negociadores.
Há uma vantagem de analisar a entrada e a saída, pois desta forma temos uma visão sistêmica que será possível identificar todos os prováveis elementos. No processo de entrada podem ser encontradas diversas