A vida academica
Ao chegar à graduação, achase, erroneamente, que tudo que foi aprendido deve ser deixado de lado, pois o foco da aprendizagem passa a ser os conteúdos próprios das disciplinas que compõem a grade curricular de cada curso especifico. Pois, uma nova etapa se inicia na vida do acadêmico, levando à construção de novas formas de aprender. Iniciase um grande problema na vida dos estudantes: muitas disciplinas, varias informações simultâneas, professores com pensamentos e idéias diferentes, entre outros.
O ato de estudar, na realidade, se inicia na sala de aula, com a atenção que o aluno deve dispensar ao ato de ensinar do professor, que por sua vez deve ser um facilitador nesse processo, ou seja, deve promover o encontro do aluno com o conhecimento especifico da disciplina em estudo, de modo que esse conhecimento passe a fazer parte dos sujeitos aprendentes de forma alquimeica.
Entretanto, na realidade observase que parte dos alunos tem o costume de escutar passivamente o que o professor tem a dizer nas salas de aula, sem ter a mínima preocupação em questionar ou debater estas informações, preocupandose apenas em revisar estas aulas no dia da prova, visando apenas ser aprovado nas disciplinas.
A partir deste pressuposto, será mostrado através deste artigo, sugestões para a melhoria do ato de estudar dos alunos de graduação, nas áreas da leitura, apontamento, concentração, distribuição de tempo, relações sociais durante o estudo, e hábitos e atitudes gerais. Já que uma parcela significativa dos estudantes desse grau de ensino, ainda