Vida acadêmica
Aprendizagem ativa
Pergunta:
Como tornar o teu tempo de estudo mais proveitoso e obter melhores resultados?
Resposta:
Aprender ativamente é integrar o material de estudo de uma forma dinâmica e reflexiva, tendo uma participação ativa no processo.
Como?
O primeiro passo da aprendizagem ativa consiste em decidir o que é que você precisa apreender e compreender e como fazê-lo. Vejamos o quadro exemplificativo:
Grau de conhecimento Que vantagens tem este grau de conhecimento? Dicas para estudar de acordo com este grau de conhecimento
1. Reconhecimento
“Já vi isto em algum lugar” Muito poucas, mesmo para os exames de escolha múltipla. Estratégias de aprendizagem passivas 2. Conhecimento ligeiro Ponto de partida para uma construção sólida, mas necessita conscientizar-se do que já sabe e o quanto pode melhorar. Identificado o quanto se pode melhorar, as estratégias aprendizagem ativa podem ser utilizadas para consolidar os conhecimentos.
3. Compreensão
“Posso explicar como é que isto funciona” Este é o grau de conhecimento
Necessário para atingir bons resultados nos exames Treina intensivamente, de modo a conseguir aprofundar o conhecimento.
4. Conhecimento especializado “Posso extrapolar aquela idéia para esta nova situação e resolvê-la” Para estudos avançados, trabalhos de investigação de desenvolvimento, como Teses de Mestrado ou Doutoramento Adaptar idéias e conceitos já compreendidos a novas situações demonstra profundo conhecimento.
Para obter bons resultados na Universidade é necessário atingir, pelo menos, o grau 2, indo além da simples repetição do que foi ouvido ou decorado é usar estratégias de aprendizagem