Tecnicas de negociaçao
Relatório Parcial 1
Os conceitos escolhidos foram:
1º o de Nierenberg, que fala que a negociação é um processo que muda os relacionamentos e pode trazer benefícios a longo prazo caso seja cumprida corretamente entre ambas as partes.
O 2º foi o de Fisher e Ury, que fala que a negociação é uma comunicação de dois lados, com o objetivo de chegar em uma decisão agradável para ambos.
O 3º foi o de Sparks, onde diz que negociação é uma troca de dar e receber, cada um com suas prioridades, onde ambos devem chegar em uma conclusão agradável, ou que seja ao menos a solução dos problemas.
O 4º e ultimo conceito escolhido foi o de Scare e Martinelli, que diz que o conceito da negociação está sempre em evolução, relacionado a satisfação das duas partes, isto é, se as duas partes saírem satisfeitas, esse laço criado irá sempre continuar em formação.
Esses conceitos escolhidos estão lado a lado com o texto do João Paulo Oliveira Lucena, aluno formado pela UFRN em Administração, que diz: “Negociação é uma estrada de mão dupla. Tanto um quanto o outro negociador devem estar legitimamente comprometidos na busca de um resultado altamente satisfatório. Mas, não terá sido negociação de fato se somente um lado alcançar seus objetivos e o outro ficar com a sensação de perda ou frustração. Por isto, é preciso visar a satisfação do processo como um todo e lutar para obter o máximo possível. O outro lado certamente fará o mesmo e aí tem-se um resultado otimizado para ambos os lados, com satisfação de todos e sem frustrações de ambas as partes.”
Resumo das questões
Negociar com pessoas da família pode ser vantajoso ou não. No sentido positivo, é bom pois as pessoas mais próximas são mais flexíveis, e sabem de suas reais necessidades. Porém pode ser desvantajoso porque a pessoa pode se aproveitar da situação, por exemplo, um filho pode atrasar nos pagamentos pois acredita que os pais podem tolerar atrasos, segurar datas, etc.
O fato de ter intimidade e