tecnicas de negociaçao
Vivemos negociando no trabalho, com amigos e até mesmo com familiares fazendo parte do nosso dia a dia. A vida é um constante exercício de negociação.
Na visão de Fischer (Roger) negociação depende de alguns fatores que tanto podem servi para uma fusão de uma organização, como para um tratado de paz entre países em guerra. Os fatores que se destacam em uma negociação é a comunicação eficaz, descobrir o interesse seja social ou econômico das partes envolvidas e ter um relacionamento que ambos consigam lidar com os conflitos de uma negociação.
Ele define um bom negociador como um profissional criativo, que tenha firmeza, que seja amistoso entre ambas as partes e que tenha competência para lidar com as informações que defendam interesse de outra parte.
Para Fischer (Roger) se a outra parte continuar a disser NÃO é importante saber os motivos pelos quais ele disse isso. A outra parte até pode não revelar suas razões imediatamente, mas conseguimos descobrir sugerindo várias possibilidades. Certamente, ao recusar cada proposta, ele explicará por quê. Assim ficamos conhecendo mais exatamente quais são seus interesses.
Técnicas de Negociação salarial:
Segundo Max Gehringer a melhor forma de se negociar um aumento de salário é de negociar diretamente com seu chefe, uma das dicas é evitar razões pessoais como motivo. Você só vai conseguir um aumento se for interessante para a empresa, caso perceba que seus argumentos não o sensibilizaram o suficiente, pergunte o que pode fazer para merecer um aumento. Caso receba um NÃO, como resposta, acha com paciência, não interrompa a conversa e pergunte quando podem voltar a conversar sobre o assunto.
O importante é:
Ser amigável, entender o momento financeiro da organização, fazer uma análise realista a respeito do seu próprio desempenho, pesquisar o mercado, afinal, é importante saber como está o seu salário comparado ao praticado pelo setor.
Saber ouvir um não e sobreviver a isso, sem deixar