Tecnicas de negociacao
A companhia aérea americana teria entrado em contato com o BNDES para negociar sua dívida referente à compra de aviões da Embraer
Agência Estado
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) confirmou hoje que foi procurado pela American Airlines para abrir um canal de negociação em relação à sua dívida com o banco referente ao financiamento da aquisição de aviões da Embraer nos últimos anos. A informação foi divulgada na edição de hoje do jornal Valor Econômico.
A assessoria de imprensa do BNDES informou que o banco foi procurado pela empresa logo após entrar em processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, no final do ano passado, embora ainda não esteja na condição de inadimplente. O BNDES não deu mais detalhes sobre os financiamentos da American Airlines com o banco, que foram firmados por meio da linha de crédito à exportação BNDES Exim.
Nesse tipo de operação, o financiamento do BNDES é feito diretamente com o comprador do bem exportado e funciona como um dos fatores competitivos para o fabricante, que recebe o pagamento à vista do banco.
A exportação de aviões são financiáveis pelo BNDES porque são considerados bens de capital e está restrita a aparelhos fabricados no Brasil. Informações de mercado e fontes do banco confirmam que a American Airlines está em dia com o pagamento de um financiamento de cerca de US$ 3 bilhões, do qual ainda restariam a pagar pouco menos de US$ 1 bilhão. Nesse tipo de financiamento, as parcelas não costumam ser mensais, mas semestrais. Os prazos podem chegar a 12 anos, com remuneração baseada no parâmetro internacional Libor.
Embora os problemas da American Airlines aumentem o risco de inadimplência, ainda não há uma preocupação grande no BNDES. As operações de financiamento de produtos de alto valor como aviões têm como principal garantia os próprios aparelhos. Como a American Airlines já admite reduzir a sua frota para conduzir a sua