Tecnicas de Gestão
Faculdade Metropolitana de Rio do Sul – FAMESUL
Bacharelado em Engenharia Civil (ENC 41) Técnicas de Gestão
09/10/2013
RESUMO
O presente trabalho faz uma comparação entre o engenheiro civil ideal para o mercado e o empreendedor, revelando as características indispensáveis para este profissional atender as expectativas das empresas. Nota-se que os empregadores estão mais preocupados com as qualidades em primeiro lugar do “ser” do que do “saber”, isto é justificado pelas expectativas de uma nova era.
Palavras chave: Empreendedorismo; Mercado; Engenharia.
1. INTRODUÇÃO
O engenheiro civil recém-formado está preparado para realizar serviços que estão relacionados à técnica de engenharia, havendo apenas algumas noções de ciências humanas, como administração e economia. Entretanto, as principais cobranças do mercado de trabalho são as relacionadas ao gerenciamento, gestão e relacionamento. Sendo a habilidade técnica, desta forma, a essencial, todavia a prática na obra é que determina a qualidade do engenheiro.
A oposição entre os interesses do mercado e a formação de profissionais pela universidade pode ser notada em razão da grande quantidade de desempregados que existe no país e a falta de profissionais capacitados em grandes empresas. A habilidade surpreender o cliente é ponderado como diferencial dos engenheiros empreendedores que alcançam o sucesso. Por isso, o empreendedor precisa criar técnicas inovadoras na relação com o seu cliente. Um bom empreendedor sabe que o cliente é a razão de sua empresa existir. Sendo assim, deve-se exercitar a flexibilidade e a criatividade.
2. O PERFIL EMPREENDEDOR
O empreendedor é uma pessoa criativa, inovadora, marcada pela capacidade de estabelecer e atingir objetivos. É aquele que desenvolve e realiza visões, usando-as para detectar oportunidades de negócios e tomar decisões moderadamente arriscadas. Ele cria um novo negócio em função do risco e da incerteza, com o