tecnica dietetica
Quando se executa uma receita, é imprescindível que os ingredientes sejam medidos com precisão. Os valores para pesos e medidas não podem ser elaborados com exatidão matemática; devem-se considerar as diferenças de volume entre os vários tipos de utensílios usados como medida, além da maior ou menor acomodação do alimento no recipiente. A fim de minimizar essas variações de medida, a Técnica Dietética desenvolveu métodos para a pesagem dos alimentos na elaboração de receitas. (PHILIPPI, 2003) A vantagem da utilização de medidas caseiras deve-se à disponibilidade dos utensílios domésticos, por seu menor custo e sua facilidade de utilização de medidas caseiras, pode-se obter um produto final diferente a cada execução da receita, tornando mais difícil o controle de qualidade, quantidade e custo. (PHILIPPI, 2010)
2. Objetivos
• Comparar as medidas caseiras dos ingredientes e seus respectivos pesos e medidas em gramas e em mililitros;
• Verificar as diferenças entre manipuladores na utilização de medidas caseiras;
• Estabelecer a relação entre gramas e mililitros;
• Diferenciar per capita de porção;
• Avaliar a diferença de per capita e porções entre dois tipos de público-alvo.
3. Materiais e Métodos
Prática nº 1: Peso X Medida Caseira – Padronização de utensílios Na pratica 1 A foi medido apenas água nos utensílios: copo americano, xícara de café, colher de sopa, colher de sobremesa e pesados em uma balança de precisão.
Na pratica 2 A foi medido ingredientes secos nivelados, sendo eles: amido de milho e açúcar nos utensílios: xícara de chá e colher de sopa, usando também uma faca apenas para nivelar e pesados em uma balança de precisão.
Na pratica 2 B foi medido ingredientes secos sem serem nivelados, sendo eles: amido de milho e açúcar nos utensílios: xícara de chá, colher de sopa e uma peneira utilizado para quebrar os grãos maiores dos mesmos, pesados em uma balança de precisão.
Na pratica numero 3 foi usados os mesmos