Tecnica de negociaçao
Ninguém chega do nada e pede ao seu chefe um aumento. É preciso estabelecer um ambiente propício e bons argumentos para isso.(site finanças praticas)
"Você precisa ter certeza de que é merecedor do aumento", afirma Vladimir Araújo, diretor de projetos da consultoria Ricardo Xavier. Por isso, aproveite o momento para fazer um check-up da sua jornada profissional dentro da empresa.(revista exame.com)
Necessidade de aumento
Para a psicóloga organizacional da Luandre, Darlene Souza, políticas de cargo e salários, quando adotadas nas companhias, devem ser transparentes e aplicadas mediante ao desenvolvimento, desempenho e resultados alcançados pelos colaboradores.
“Sendo assim, o pedido de aumento não deveria acontecer. Entretanto, na maioria das empresas, as políticas são meramente ilustrativas, não são praticadas ou não existem. Surge então a necessidade de negociar um aumento salarial com o chefe”, explica a psicóloga.
1) A escolha do momento para conversar com a chefia é fundamental (assim que retornar das férias coletivas não é uma boa idéia. Depois do dissídio anual também não). O ideal é quando seu trabalho vem sendo constantemente elogiado, não só pelos superiores, mas também pares e pessoas dos outros departamentos.(site terra)
Ter o trabalho reconhecido e, conseqüentemente, um aumento salarial é o desejo da grande maioria dos profissionais brasileiros. No entanto, só o fato de ter que encarar o superior para negociar o reajuste nos vencimentos faz muita gente desistir da idéia. Ao consultar especialistas em recursos humanos, o Universia apurou que é possível ter sucesso na negociação salarial, basta ter atenção a alguns detalhes.
O conteúdo do Portal informa que dez atitudes equivocadas durante a transação podem eliminar as chances de aumento. São elas: não se planejar, ignorar a situação econômica da empresa, propagar a intenção aos colegas de trabalho, blefar, ser superficial nos argumentos, se basear no tempo de empresa,