Tecido Ósseo
As células ósseas ficam localizadas em pequenas cavidades existentes nas camadas concêntricas de matriz mineralizada.
Osteoblasto: apresentam longas projeções citoplasmáticas, tocando os vizinhos. Ao secretarem a matriz intercelular ao seu redor, os osteoblastos ficam presos dentro de pequenas câmeras, das quais partem canais que contêm as projeções citoplasmáticas.
Osteócito: seus prolongamentos citoplasmáticos se retraem, de forma que ela passa a ocupar apenas a lacuna central. Os canalículos onde ficavam os prolongamentos servem de comunicação entre uma lacuna e outra, e é através deles que as substâncias nutritivas e o gás oxigênio provenientes do sangue até as células ósseas.
Osteoclástos: são especialmente ativas na destruição de áreas lesadas ou envelhecidas do osso, abrindo caminho para a regeneração do tecido pelos osteoblastos.
TIPOS DE TECIDO OSSEO Tecido Ósseo Primario - A estrutura deste tipo de tecido é constituída de fibras colágenas sem organização definida, com menor concentração de minerais e um número maior de osteócitos do que os encontrados no tecido ósseo lamelar.
Tecido Ósseo Secundário
Este é o tipo de tecido ósseo encontrado em maior abundância nos adultos, cuja principal característica é a organização de suas fibras colágenas em lamelas de cerca de 3 a 7 µm de espessura.
Um corte transversal do osso compacto não descalcificado e desgastado é composto de matriz óssea depositada em lamelas em diferentes padrões: as lamelas concêntricas ao redor de canais longitudinais, os canais de Harvers, que em conjunto (lamelas concêntricas + canal de Harvers) formam o Sistema Harversiano ou ósteons; as superfícies - externa e interna do osso compacto estão compostas de lamelas ósseas concêntricas, são as lamelas circunferenciais externa e interna, respectivamente.
O sistema de Havers apresenta a morfologia de um cilindro longo, podendo ser bifurcado e formado por quatro a vinte lamelas concêntricas. No centro do