Cinética Química
Instituto de Ciências exatas de biológicas
Prática 2
Cinética Química –
Reações de primeira ordem
Caio César Pereira de Paula
Cecília Resende
Ouro Preto – Setembro 2014
Introdução
O conceito Cinética Química, é entendido como o estudo da velocidade das reações e dos fatores que nela influem. No geral, para se quantificar a velocidade de uma reação deve –se medir a quantidade de reagente que decompõe ou a quantidade de produto que se forma, por uma certa unidade de tempo.
No relatório apresentado iremos tratar de decomposição de um reagente, que se refere a reação abaixo:
As reações químicas podem ocorrer lentamente ou rapidamente, algumas soluções são acrescentadas a reação para que o processo possa ser acelerado, facilitando a medida e o desenvolvimento do experimento.
Na reação experimental, será necessário acelerar a decomposição. O Cloreto de Ferro (III) agirá como um fator responsável para que o processo se torne mais rápido.
A concentração de um determinado reagente, não é apenas um fator responsável pela velocidade das reações, existem outros meios que influenciam diretamente e indiretamente nessa velocidade. Alguns podem ser apresentados como: Estado dos reagente (sólido, líquido e gasoso), Temperatura, Eletricidade, Luz, Pressão, Catalizadores e a própria concentração dos reagentes. Estudar esses fatores não é o objetivo principal da prática.
Em relação a velocidade de decomposição, para uma concentração fixa de catalizador a velocidade é de decomposição é proporcional à concentração de H2O2.
A formulação para as ordens de reação se dá pelo o quanto a concentração de um catalizador influencia na reação. As ordens são:
Ordem zero: Obs.: A concentração não influencia na velocidade de reação. dca = diferença de concentração dt = tempo da reação k = constante de velocidade (o sinal negativo indica o decréscimo da massa de