Teatro São Pedro
O Theatro São Pedro, localizado no bairro da Barra Funda, zona oeste de São Paulo, é um dos mais tradicionais espaços culturais da cidade. Desde sua inauguração, em 17 de janeiro de 1917, apresentou programação eclética, incluindo sessões de cinema, espetáculos de variedades, operetas teatrais e concertos.
O_ BAIRRO
O nome Barra Funda surgiu porque no passado, a barra do Tietê na região era muito funda, daí a origem do nome do bairro. Por volta de 1850, a área da Barra Funda era ocupada pela gran¬de Chácara Carvalho, do conselheiro Antônio Prado. A região nasceu de uma divisão do Sítio Iguape, de propriedade do Barão de Iguape. Para os antigos moradores da Barra Funda, não havia um bairro único, mas a Barra Funda de baixo e a de cima, cujas fronteiras eram a linha de trem da antiga Santos-Jundiaí. Para os italianos do bairro “de cima”, a origem do nome Barra Funda estava em sua terra natal, onde havia um bairro chamado de Barafonda.
Já os moradores “de baixo” defendiam a versão de que carroceiros, em busca de areia para suas construções, aproveitavam as lagoas formadas pelo Tietê para cavar profundos buracos nas margens do rio.
No início do século 20, fábricas de fundo de quintal e comércio já conviviam com as de grande porte, como a de tecido e fiação de cordas e barbantes instalada na Barra Funda, em 1892, por Enrico Maggi. Esse crescimento industrial provocou o rápido desenvolvimento da Barra Funda, com o surgimento de núcleos residenciais nas proximidades das unidades fabris. No bairro “de baixo”, nos anos 20 e 30, a instalação de grandes fábricas daria o perfil definitivo da Barra Funda como um bairro operário.
Nos final do século 19 a chácara foi loteada, por ser vizinha do centro e próxima dos trilhos da ferrovia São Paulo Railway, se desenvolvendo rapidamente, com muitas indústrias. Uma parte da Barra Funda se tornou um bairro operário, ao longo dos trilhos da ferrovia