Teatro das Marionetes
O diretor francês François Truffaut, no filme Os Incompreendidos, apresenta um teatro de marionetes em uma das cenas mais conhecidas da história do cinema. Em um teatro com uma plateia lotada de crianças, Truffaut utiliza uma apresentação de fantoches para mostrar as emoções que o espetáculo causa nas crianças. A história apresentada é a fábula de Chapeuzinho Vermelho e é possível ouvir os gritos, ver as feições de angústia, alegria, susto, e risos que a peça de bonecos causa no público infantil, sem a necessidade de seres humanos aparecerem em cima do palco.
O filme de François Truffaut é de 1959, mas a história do teatro de marionetes surgiu na França durante a Idade Média. Na época, as marionettes eram chamadas de marion, um diminutivo para o nome próprio Maria. A marionete também era conhecida na cultura japonesa pelo nome de bunkaru, que eram apresentações de fantoches manipulados por varinhas. Esse tipo de utilização das marionetes pelos japoneses teve seu início no ano de 1684 na província de Osaka.
Outro local onde as marionetes eram bastante populares é a Sicília. Chamadas de marionetes sicilianas, as apresentações eram realizadas sob influência provençal e normanda. Na época, eram representados poemas românticos da França como a Canção de Rolando. Além dos fantoches, as peças eram feitas com marionetes fabricadas apenas com madeira e tinham o nome de Ópera de Bonecos. Estas apresentações eram fortemente influenciadas pelos trovadores provençais