A HISTÓRIA DO TEATRO DE BONECOS
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
GERMANO JANSEN MAIA DE SOUSA
REGINALDO RIBEIRO DE ALMEIDA
SÁVIA BÁRBARA CANELLAS RANGEL
A MAGIA DOS BONECOS
CAUCAIA
2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO JAGUARIBE
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
A MAGIA DOS BONECOS
Profª. MS. Joana Diógenes Pinheiro Valério
CAUCAIA
2015
A HISTÓRIA DO TEATRO DE BONECOS
A Magia dos Bonecos
A magia da arte milenar do Teatro de Bonecos que encanta adultos e crianças é uma das mais remotas maneiras de diversão entre a humanidade. Registros dessa forma de expressão artística existem desde a Pré-História. A origem do Teatro de Bonecos remonta ao Antigo Oriente, em países como a China, Índia, Java e Indonésia. Por intermédio dos mercadores foi se dispersando para a Europa, inclusive sendo usado durante a Idade Média como instrumento de evangelização. Mas com o Cristianismo, durante a Renascença, o Teatro de Bonecos ficou abafado.
Na América, o surgimento do Teatro de Bonecos aconteceu por volta do século XVI, época dos grandes descobrimentos, o que contribuiu muito para sua divulgação no mundo inteiro. Confeccionado muitas vezes, semelhante à nossa imagem, o boneco se torna um ser misterioso em torno do qual podemos construir um mundo.
No palco toma vida própria através das mãos do manipulador, conta história e transforma a vida numa magia que muitas vezes nos faz sair da realidade pelo seu grande poder de sugestão. Toda a sua expressão se concentra no movimento.
O TEATRO DE FANTOCHES, DE BONECOS OU DE MARIONETES é a expressão teatral que caracteriza as encenações realizadas, respectivamente, com fantoches, marionetes ou bonecos.
Este instrumento teatral conferia aos seres que os utilizavam poderes mágicos, caracterizando-os como personagens intermediárias entre os povos primitivos e seus deuses. As pessoas conferiam tal sacralidade ao fantoche que ele