marionetes
Ágata Gabriela
Antônia Eduarda
Ariele Oliveira
Roger Matos
Originado do termo francês marionette, o teatro de marionetas, marionetes ou fantoches é uma forma tradicional de apresentação artística.
Consiste em bonecos que representam animais, pessoas ou objetos animados que são manipulados por pessoas através de cordéis. Normalmente, quem manipula os fantoches são os marionetistas, que se apresentam escondidos atrás de uma tela.
Supõem-se que esse foi o primeiro esboço de uma marionete espanhola.
-Eduarda
O filme de François
Truffaut, os incompreendidos, é de 1959, mas a história do teatro de marionetes surgiu na França durante a Idade
Média. Na época, as marionetes eram chamadas de
Marion, um diminutivo para o nome próprio
Maria. A marionete também era conhecida na cultura japonesa
O Teatro de Bonecos nasceu há muito tempo atrás, no Oriente, principalmente na China, na Índia, em
Java e na Indonésia. Lá ele conquistou um status espiritual e era tratado com muita reverência. Os orientais consideravam estes bonecos como verdadeiros deuses, dotados de recursos mediúnicos e fantásticos.
Eles eram criados com tamanha perfeição que se tornavam idênticos
LAURENT MOURGUET FOI O PRIMEIRO CRIADOR
DE UMA MARIONETE ITALIANA O NOME DADO A
ELA FOI GUIGNOL .
Rogger
Esta arte desembarcou na Europa através dos negociantes, logo se difundindo por todo o continente. Entre os gregos eles eram portadores de tamanha ousadia, que muitas vezes eram usados como ferramentas para se ironizar o
Cristianismo. Os romanos herdaram este elemento cultural e muito contribuíram para seu aprimoramento e conseqüente disseminação.
No universo ocidental, ao contrário do
Oriente, vê-se a razão humana tentando dialogar com o sagrado de forma rudimentar. Na era medieval esta arte foi alvo de intolerância religiosa, pois foi utilizado, nesta época, como um meio de evangelizar as