trabalhos
Tema: Linguagem de Animação Teatral
FANTOCHES
O QUE É?
Um fantoche é um boneco manipulado ou movido por uma pessoa para distrair outras. O fantoche pode ser um boneco que lembre um ser humano, um animal, um objeto, ou até uma criatura inventada. Pessoas em todo o mundo usam os bonecos para contar histórias, fazer teatro e brincadeiras, e para ensinar algo. Quem manipula os fantoches é chamado de titereiro, ou titeriteiro.
TIPOS DE FANTOCHE
Há muitos tipos de fantoche. Os mais simples são os fantoches de dedo. Um pedaço de pano ou de plástico ou mesmo um pouco de tinta pode transformar um dedo em um personagem. FANTOCHE DE MÃO
Um fantoche de mão tem corpo oco. É onde a mão do titereiro se encaixa. Seus dedos movimentam a cabeça e os braços do boneco.
O titereiro em geral fica escondido, para que o público possa ver somente o boneco.
Normalmente, o personagem é visto da cintura para cima e em geral não tem pernas.
BONECOS-DE-VARA
Alguns fantoches são movidos com palitos de madeira. Eles aparecem para o espectador de corpo inteiro. Os palitos de madeira permitem que o titereiro mova os braços e, se necessário, as pernas do fantoche. Alguns fantoches têm movimentação dupla, com a mão e com varetas.
MARIONETE
As marionetes são tipos de fantoches manipulados não por dentro, mas por cima. Os bonecos, compridos, ficam pendurados por cordas ou fios.
Esse é o tipo de fantoche mais difícil de manipular. Um titereiro pode ter que mover cerca de trinta cordas para controlar os braços, as pernas, a cabeça e outras partes do corpo do boneco. As marionetes também podem ser chamadas de títeres.
FANTOCHE DE SOMBRA
Outro tipo de boneco que é manipulado com cordas ou varetas é o fantoche de sombra, comum na
Indonésia e em vários outros países asiáticos. Um boneco de sombra geralmente é uma figura plana que é vista através de uma tela. A luz que brilha sobre a figura, por trás,