fantoches
Boneco de Luva [ Fantoche ]: Boneco que o manipulador calça na mão, como os mamulengos. Normalmente, possui corpo de tecido onde o indicador manipula a cabeça e dedos polegar e médio manipulam braços.
Cabeça e mãos podem ser esculpidas ou modeladas em diversos tipos de materiais, no mamulengo é mais comum o uso de madeira e papel machê.
A principal característica da manipulação de bonecos de luva é a agilidade dos movimentos, apesar das limitações de movimentos dos braços do boneco.
Outras variações de manipulação de luva são aquelas em que a mão do manipulador articula a boca do boneco, além dos dedoches e a técnica de luva cruzada.
Boneco de Vara: Mecanismo de manipulação por varas ou hastes, pode ser um objeto acoplado às varas ou bonecos projetados com mecanismos de boca e olhos. No caso de bonecos de figura humana, normalmente, possui uma vara como eixo central e outras duas para os braços.
Na manipulação, pode se obter tanto movimentos bruscos quanto delicados, uma dificuldade pode estar relacionada a sustentar o peso do boneco para que mantenha os eixos, conciliando com a manipulação das varas. Em bonecos mais complexos e pesados pode ser necessário mais de um manipulador para operar todos os mecanismos.
Uma variação do boneco de vara é o tringle, que se caracteriza por ser um boneco com uma vara fixa, normalmente na cabeça e manipulado por cima do boneco. O boneco de tringle possibilita movimentos extremamente rápidos, bruscos e pausados.
Marionete ou Boneco de Fio: Boneco de fio ou marionete, do termo francês “marionette”, tipo de boneco manipulado por fios ou cabos, conectados a uma estrutura de madeira [cruz]. A manipulação é feita por movimentos e mecanismos da cruz ou manipulando diretamente os fios.
Uma característica da marionete é a possibilidade de coordenar peso [altura], eixos e pernas do boneco em apenas uma mão que manipula a cruz, deixando livre a outra mão para manipular outros fios e mecanismos. A