Teatro de fantoches
2014/2015
O fantoche na animação do idoso Trabalho elaborado por :
Adriana Rodrigues nº1
Vera Sousa nº28
Introdução
Conceito de fantoche Fantoche é uma forma particular de marioneta animada por uma pessoa e que se distingue pela manipulação que resulta da introdução da mão numa espécie de luva em que o dedo indicador vai suportar a cabeça do boneco, o polegar e o anelar suportam e movem os braços. Por isso também é designado por marioneta de luva.
O teatro de fantoches é uma modalidade versátil e espontânea, que traz facilmente emoções à tona.
O teatro de fantoches pode ser utilizado como fonte para a comunicação, bem como recurso terapêutico na medida em que favorece o vínculo, a troca de informações e experiências culturais, o autoconhecimento e o resgate de valores, possibilitando assim o aumento da autoestima, por meio das atividades de socialização.
O fantoche na animação do idoso
O uso do teatro de fantoches pode ser em todas as faixas etárias e em diferentes espaços, contribuindo para a criação de momentos de descontração, constituindo-se em um instrumento capaz de auxiliar no processo terapêutico de pessoas institucionalizadas.
Para que serve ?
A qualidade de vida encontra-se limitada para os idosos, no entanto técnicos do nosso curso e também de outros cursos idênticos, tentam cada vez mais preencher o tempo livre dos idosos com atividades práticas, para que estes se movimentem, se possível, se divirtam e socializem com os outros idosos (ex. num lar ou centro de dia).
O idoso encontra-se numa fase em que a sua vida mudou muito, em que se sente com um papel menos útil na sociedade, é então necessário fazer com que este ocupe os seus tempos livres com alguma tarefa que lhe dê gosto executar, algo que o faça sentir que afinal não é tão incapaz como poderia pensar, algo que dê mais vivacidade ao seu final de vida, e mais vontade de chegar ao dia