a educação na grecia
Analisar o sentido cultural e político da educação grega aos períodos arcaico e clássico.
No período clássico a educação era transmitida coletivamente, ou seja, em coros.
Esta educação era tida como a preparação dos jovens para o futuro, ou seja, para a vida como cidadão adulto, existiam também as escolas dos filósofos, como por exemplo, a escola de Pitágoras, que era uma escola que tinha como principio um bem que se transmite sem perdê-lo: a educação.
No período arcaico havia certo conflito entre tradições culturais que gerava a ascensão das classes populares através da aprendizagem.
A educação era voltada para o esporte e para a guerra, sobretudo as técnicas de governar e produzir.
Portanto, enquanto no período clássico a educação se fundava na preparação social para a vida adulta e o meio principal era a transmissão de ensinamentos de forma coletiva e em coros, por outro lado no período arcaico a educação tinha como fundamento principal a educação para a guerra, ou seja, a preparação do guerreiro para a guerra.
QUESTÃO 02:
Estabeleça uma comparação entre a educação egípcia e grega no sentido cultural e político.
Na educação egípcia as escolas funcionavam como templos e eram freqüentadas por muitos alunos. Os aprendizados eram transmitidos através de hinos e livros sagrados, ao lado da escrita, ensinava-se também a aritmética.
O primeiro instrumento de todo sacerdote-intelectual era a escrita, que no Egito era a hieroglífica. Ao lado da educação escolar, caminhava a educação familiar, que era a transmissão dos chamados “ofícios”, ministrados em oficinas artesanais e que atingia a maior parte da população, onde todos observavam e depois reproduziam os conteúdos observados.
As aulas de ginástica e musica eram reservadas apenas aos guerreiros e colocadas como preparação para a guerra, e dessas aulas os populares eram excluídos.
Por outro lado, na educação grega se formava para o preparo militar e para o esporte, ora