A educação na Grécia
A história da educação grega divide-se em três períodos: Período Homérico, período Cívico e período helenístico. o ideal da educação homérica visava o preparo para a guerra e para a eloquência das assembleias. A educação era ministrada nos palácios, através de exercícios físicos, manejo de armas, musica dança e oratória;
O período cívico coincide com a formação das cidades-estados gregas, das quais mais se destacaram Esparta e Atenas.
A educação em Esparta tinha fins patrióticos era militarizada. Em Atenas era mais voltada para os aspectos culturais.
E educação helenística originou-se da interação cultural da Grécia com os povos do oriente.nessa fase surgiram as escolas públicas custeadas pelas próprias cidades.
A fase helenística dividiu o ensino em dois currículos: o das ciências humanísticas e o das ciências exatas. Em Esparta: as mulheres eram educadas a como ter filhos saldáveis, pois mais tarde seriam recrutados p guerras. os homens tinham educação inteiramente militarista. Não havia a distinção dos sexos.
Em Atenas: a educação era familiar, havia a distinção dos sexos. Mulher domestica, e homens, intelectuais, artistas e militares...
Na Política de Aristóteles, o homem é definido como um ser cível que é por natureza levado a viver em sociedade. O homem só terá vida plena se inserido em uma cidade-estado, pois essa é condição indispensável para sua existência. A Pólis é um organismo vivo, cujo fim é assegurar as necessidades materiais para a sobrevivência do homem e uma vida intelectual melhor. Logo, todo indivíduo possui seu fim último ligado à Pólis, visto ser no interior desta que serão determinadas as suas atividades. Existe uma unidade orgânica entre a natureza política do indivíduo e o Estado.