A educação na Grecia
A educação na Grécia
Esse capitulo II, do livro Manacorda, fala dos Deuses filosofo, e sobre o desenvolvimento da educação na Grécia e seus mitos. As primeiras teorias da educação surgem na Grécia Antiga, e começa a ter importante participação tanto na vida e no crescimento da sociedade. A educação Grega tem como objetivo desenvolver cidadão fiel ao estado e formar homem com domínio de si, e prepara-lo para a cidadania e os deveres cívicos. Na fase arcaica tera a formação das cidades-estados, a escrita, a moeda, a lei e a polis, teremos também os período Homérico, Clássico e o Helenístico, cada período terá sua grande importância para o desenvolvimento da educação.
O período Homérico é retratada pelos poemas Ilíada (narrativa da guerra de troia) e Odisseia (narrativas das aventuras de Ulisses), a educação neste período sera baseada na religião, que terá a influência da rivalidade entre deuses e os homens, heróis humanos (deuses com características humanas).
O período Clássico é a fase correspondente ao apogeu da civilização grega, nesta época a aristocracia perde para a democracia, então surge um novo ideal da educação que segundo Péricles é a formação do cidadão, também surgi os primeiros sofistas que quer dizer “sábio” (professor da sabedoria). Eles ensinavam principalmente retórica, que é a arte da persuasão, instrumento principal para o cidadão que vivia a democracia, também cobrava por seus ensinamentos, isso teve grande contribuição na profissionalização da educação, criação de cidade-estado (Esparta e Atenas), Sócrates e Platão. A Grécia clássica pode ser considerada o berço da pedagogia, porque é onde surgi a primeira reflexão acerca da ação pedagógica, essas reflexões irão influenciar por séculos a educação e a cultura no mundo ocidental.
O período Helenístico foi a fase da decadência da Grécia, neste período eleva-se o papel do pedagogo com a criação do ensino privado e o desenvolvimento da escrita, leitura e cálculo, é