Educação na grecia
Periodização da História da “Grécia Clássica”
· A Formação da Grécia Clássica deu-se a partir do século X a.c. aproximadamente, período homérico.
· 1200 a.c. colapso da civilização micênica → regresso da vida econômica e política a um estágio doméstico rudimentar → mundo rural e primitivo retrato nos épicos homéricos.
↓
· 800 a 500 a.c. Grécia Arcaica – cristalização do modelo urbano da civilização clássica e noções de cidadania.
· 700 a.c. Surgimento dos poemas épicos Ilíada e Odisséia, atribuídos a Homero (Ilíada descreve a Guerra de Tróia e Odisséia narra as aventuras de Ulisses, herói Grego).
· 650 – 510 a.c. Advento dos tiranos – Estes autocratas romperam a dominação das aristocracias ancestrais sobre as cidades
↓
· Tiranias transitórias (VII – VI a.c) →Transição para as pólis
↓
· 594 a.c. Sólon começa as reformas da lei ateniense. Eliminou a escravidão por dívida, dividiu a sociedade de forma censitária. A classificação enfraqueceu o poder da aristocracia.
↓
· Pisístrato (560 – 628 a.c.) → Organização militar das cidades (exército de hoplitas)
· Séc. V – Apogeu da pólis clássica/volumosa população escrava
· 510 a.c. – Clístenes proclama a cosntituição ateniense
· 490 a.c. Guerras Médicas - A primeira das grandes guerras dos gregos contra os persas.
· 472. a.c - Atenas lidera a Confederação de Delos. Aliança das cidades-estado gregas contra os persas. A supremacia marítima de Atenas sobre as outras fez com que ela assumisse uma posição de liderança, originando mais tarde o império ateniense.
· 461 a. c. - O século de Péricles, considerado a "idade de ouro" de Atenas, quando a cidade viveu seu auge econômico, militar, político e cultural.
· 431 a.c. Início da Guerra do Peloponeso - Os interesses imperialistas das duas cidades - Atenas e Esparta - provocaram uma guerra civil, chamada Guerra do Peloponeso. A guerra durou 27 anos, com Esparta liderando a Liga do Peloponeso e Atenas liderando a Confederação de Delos.
· 404