Te rica Mensagem
Fernando Pessoa
Nasceu a 13 de junho de 1888, em Lisboa. Emigra aos 7 anos para Durban, África do Sul, onde obtém excelente rendimento escolar. Regressa a Lisboa em 1905, onde frequenta dois anos o Curso Superior de Letras. Monta a tipografia Íbis, que nunca funcionou e se revelou um fracasso. Em 1912 publica na revista Águia e em 1914 cria os heterónimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Funda com Mário de Sá-Carneiro a revista Orpheu, introdutora do Modernismo em Portugal. Em 1917 publica com Almada Negreiros, Amadeo de Souza-Cardoso e Santa-Rita (“Geração de Orpheu”) o Portugal Futurista. O seu único livro, Mensagem, é publicado em 1934. Morre a 30 de novembro de 1935, na sequência de uma crise hepática.
Mensagem
Mensagem é o único livro de Fernando Pessoa escrito em português e publicado em vida. Em 1912 Pessoa começa a escrever, só dando por terminada a obra em 1934. A data de publicação da obra é 1 de Dezembro 1934. Esta é um texto épico, ou seja, é um texto lírico que pretende elogiar os feitos de uma nação. Em Mensagem, Pessoa enaltece a essência do povo português que foi capaz de concretizar grandes feitos.
Estrutura externa da Obra
A Mensagem divide-se em três partes fundamentais, estas três partes conduzem à ideia de renascimento futuro do país. A obra está constituída por 44 poemas.
1.ª Brasão (nascimento) – Fundação da nacionalidade e presença de heróis lendários e históricos, de Ulisses a D. Sebastião, passando por D. Afonso Henriques e D. Dinis. Esta parte está subdividida.
I – Os campos – Poemas: O dos Castelos e O das Quinas.
II – Os castelos – Poemas: Ulisses, Viriato, O Conde D.Henrique, D.Tareja, D.Afonso Henriques. D.Dinis, D.João o Primeiro e por fim, D.Filipa de Lencastre.
III – As quinas – Poemas: D.Duarte, Rei de Portugal; D.Fernando, Infante de Portugal; D.Pedro, Regente de Portugal; D.João, Ifante de Portugal; D.Sebastião, Rei de Portugal. 5 Poemas.
IV – A coroa –