Escrava Isaura, Seminário Literário
1. Dados
2. Personagens
3. Ambiente
4. Enredo
5. Mensagem
6. Estilo
7. Conclusão
1. Dados
O Título da Obra é Escrava Isaura cujo autor é Bernardo Guimarães. Filho de João Joaquim da Silva Guimarães, também poeta, e de Constança Beatriz de Oliveira Guimarães. Casou-se com Teresa Maria Gomes de Lima Guimarães, e tiveram oito filhos: João Nabor, Horário, Constança, Isabel, Affonso, José, Bernardo e Pedro.
Formou-se na Faculdade de Direito de São Paulo, em 1847, e nesta cidade tornou-se amigo dos poetas Álvares de Azevedo e Aureliano Lessa. Os três e outros estudantes fundaram a Sociedade Epicureia.
2. Personagens
Isaura: é escrava branca, linda, pura, e possui caráter suporta todas as tramas da história sem jamais de revoltar. Permanece emocionalmente escrava mesmo tendo sido educada como uma dama da sociedade
Álvaro: é rico, cavalheiro e de bom caráter. Ele tinha um ódio aos privilégios e distinções sociais. Jovem de ideias igualitárias.
Leôncio: é o vilão devasso, cruel, insensível e inescrupuloso. Casa-se com Malvina por ser um meio fácil de adquirir fortuna. Persegue Isaura e nega-se a cumprir a vontade de sua mãe, já falecida, que queria dar a ela liberdade e alguma renda para viver.
Tomásia: é rica e bonita, uma das maiores inimigas de Leôncio. Antes de se tornar condessa de Campos ela era uma camponesa simples, mas depois de rica, quer se vigar de Leôncio.
Malvina: jovem rica e ingênua que, com o tempo, fica barbarizada com o comportamento do marido, Leôncio.
Branca: uma jovem rica, gosta muito de Álvaro, mas não se conforma em ele se apaixonar por uma escrava. Logo depois da chegada de Tomásia, ela se alia a Leôncio para separar Álvaro de Isaura.
3. Ambiente
O ambiente predominante é a fazenda de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e certos diálogos acontecem no campo.
4. Enredo
Isaura, escrava branca e bem educada é assediada por seu senhor, Leôncio, recém-casado com Malvina. Isaura se recusa